sexta-feira, 22 de agosto de 2008

APLICAÇÃO E PACIÊNCIA - Ricardo Pereira

Duas vitórias pelo placar mínimo. O suficiente para levar o Botafogo à terceira colocação do Campeonato Brasileiro. Se lembrarmos que quando o técnico Ney Franco assumiu, a equipe estava em décimo quinto e o discurso era mais de fuga da zona de rebaixamento do que de classificação para a Libertadores, é ainda mais notável a reação alvinegra!

O que mais me impressionou nas duas últimas partidas, contra Sport fora e Cruzeiro no Engenhão, foi a postura do time. Sempre buscando a vitória com uma aplicação tática impressionante e acima de tudo com paciência, justamente o que mais faltava nas boas equipes montadas por Cuca em sua passagem no Botafogo. O maior exemplo está no confronto contra o Cruzeiro pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2007, no Mineirão. Naquela ocasião, a equipe carioca saiu derrotada por 3x2 e chegou a estar perdendo por três gols de diferença, em uma partida em que dominou a maior parte do tempo, se lançando ao ataque de maneira quase suicida! O que se viu na última quarta foi um time bem armado, consciente, sempre buscando o jogo, mas com inteligência e paciência, o que acabou sendo fundamental para mais uma vitória na competição nacional. Vitória importante sobre o vice-líder, que mesmo desfalcado mostrou-se uma equipe aguerrida e bem armada para tentar ao menos um empate fora de casa.

O Botafogo tem um bom time, o técnico acertou a defesa, mas estranho o discurso de otimismo exagerado de alguns torcedores, que chegam a falar em título. Impossível? Não, principalmente pelo equilíbrio deste campeonato. Mas devemos ter calma, o time ainda apresenta algumas deficiências, a começar pela falta de um homem-gol. Wellington Paulista, que começou o ano com uma média espetacular de gols, vem decepcionando e as alternativas no banco não são nada animadoras. A conferir o argentino Zarate, espero que não seja mais um Escalada...

É tentar manter o padrão de jogo, mostrando a mesma pegada e dedicação, pensando inicialmente em uma vaga na Libertadores. É até bom que o favoritismo esteja concentrado em outras equipes, mais tranqüilidade para trabalhar.

Domingo teremos o primeiro clássico carioca do 2º turno, Botafogo x Vasco, no Maracanã. Jogo complicado, contra uma equipe motivada, em ascensão e estaremos desfalcados de Jorge Henrique, um dos principais responsáveis pelas últimas vitórias. É torcer para que o Gil mostre a que veio e que consigamos mais um bom resultado!

Nenhum comentário: